Logo SBIm
YouTube Instagram

A pré-exposição se refere à necessidade de vacinação para profissionais que, no exercício de sua atividade, correm o risco recorrente de ter raiva, como médicos veterinários, trabalhadores de estabelecimentos de atendimento e cuidado com animais, trabalhadores de laboratório que manipulam o vírus da raiva, moradores de áreas em que não há controle da raiva, guardas florestais, fazendeiros e exploradores de cavernas. O mesmo vale para pessoas que pretendem viajar para países em que a raiva é um problema de saúde pública, com surtos da doença ou que exercerão atividades em que haverá exposição a animais silvestres.

A pós-exposição é a profilaxia pós acidente de risco com animal. Os cuidados envolvem a limpeza profunda do lugar em que houve o contato e a avaliação por profissional de saúde sobre o procedimento a ser seguido, que pode, ou não, envolver a administração de vacina, soro ou imunoglobulina.

De qualquer modo, mesmo quem fez a pré-exposição, em caso de acidente, deve lavar bem o ferimento com água corrente e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo.

Voltar ao topo